SES-SP
Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES-SP é responsável pela formulação da Política Estadual de Saúde e de suas diretrizes, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS, que tem como propósitos promover a saúde priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde.
A SES-SP é também responsável pela articulação e pelo planejamento de ações desenvolvidas pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) distribuídos pelo Estado, além de administrar três fundações: a do Remédio Popular (FURP), que pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui medicamentos; a Oncocentro de São Paulo (FOSP), que constitui-se basicamente na instância de apoio à SES-SP para assessorar a política de câncer no Estado; e a Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, que além do desenvolvimento de pesquisas a partir de padrões internacionais de referência, fornece hemocomponentes e serviços hemoterápicos.
Outras atividades igualmente importantes, também alvo constante de atenção do SUS, devem ser destacadas, como o controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação, desenvolvidas principalmente pela Vigilância Epidemiológica, o controle da qualidade de medicamentos, exames, alimentos, higiene e adequação de instalações que atendem ao público, área de atuação da Vigilância Sanitária e o controle de endemias no território paulista a partir da Superintendência de Controle de Endemias - SUCEN.
O controle social e a participação da comunidade na definição de prioridades e necessidades, no acompanhamento e avaliação das ações executadas são garantidos a partir das instâncias Conselho Estadual de Saúde (CES) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Referência: http://www.saude.sp.gov.br/
Cursos e Apostilas
-
Comum aos cargos: Agente Técnico de Assistência à Saúde (Biomédico, Farmacêutico, Físico, Nutricionista e Químico), Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico I
Concurso anteriorApostila em PDF - 313 páginasNivel: Ensino SuperiorData da prova: 04/02/2024
Cargos
Técnico de Enfermagem - Nível Médio
- Assistir ao Enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.
- Prestar assistência de enfermagem segura, humanizada e individualizada aos pacientes, sob supervisão do Enfermeiro, assim como colaborar nas atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos na Instituição.
- Auxiliar o Enfermeiro na prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes com transtornos mentais graves.
- Auxiliar o Enfermeiro na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, em programas de vigilância epidemiológica e no controle sistemático da infecção hospitalar, bem como no controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde.
- Promover, sob orientação do Enfermeiro, ações relativas à educação para o autocuidado, ações de proteção e prevenção relativas à segurança do trabalho e à biossegurança na área de saúde e nas ações de enfermagem, ações de assistência ao paciente incluindo aqueles em tratamento específico, em estado grave e a respectiva administração de medicação prescrita.
- Promover sob orientação do Enfermeiro, ações específicas de assistência a pacientes com transtornos mentais.
- Preparar pacientes para consultas, exames e tratamentos, orientando-os sobre as condições de realização dos mesmos.
- Colher e/ou auxiliar o paciente na coleta de material para exames de laboratório, segundo orientação.
- Realizar exames de eletro diagnósticos e registrar a confecção dos eletrocardiogramas, rotinas estabelecidas e/ou prescrição de enfermagem.
- Orientar e auxiliar pacientes, prestando informações relativas à higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde.
- Verificar os sinais vitais e as condições gerais dos pacientes, segundo rotinas estabelecidas e prescrição de enfermagem.
- Preparar e administrar medicações por via oral, tópica, intradérmica, subcutânea, intramuscular, endovenosa e retal, segundo prescrição médica, sob supervisão do Enfermeiro.
- Cumprir prescrições de assistência médica e de enfermagem.
- Realizar a movimentação e acompanhar o transporte de pacientes de maneira segura.
- Auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência, em situações clínicas e cirúrgicas, preparando o ambiente, quando necessário.
Oficial de Saúde - Nível Médio
Exercer suas atividades em qualquer dependência da unidade de saúde, o qual será priorizado de
acordo com as diretrizes gerenciais, sendo:
- Executar atividades de Informática;
- Realizar trabalhos de redação e digitação de cartas, memorandos, ofícios, circulares, laudos e demais expedientes administrativos;
- Atender público interno e externo;
- Arquivar documentos em geral;
- Efetuar atendimento telefônico anotando e transmitindo informações;
- Ordenar e arquivar prontuários e processos;
- Elaborar relatórios e estatísticas;- Receber, conferir, estocar, separar e distribuir materiais diversos necessários ao andamento da Unidade para a qual foi designado;
- Auxiliar nas atividades referentes ao controle de pessoal (frequência, férias, escalas, licenças, etc), bem como na distribuição dos benefícios;
- Auxiliar nas atividades referentes a compras, licitações e contratos;
- Participar de treinamentos internos e externos;
- Participar das Comissões de Trabalho, quando designado;
- Auxiliar no controle de bens patrimoniais;
- Dar suporte administrativo às Unidades Médicas, Clínicas Cirúrgicas, Urgência e Emergências e de Apoio;
- Executar outras tarefas específicas definidas pela unidade de trabalho para a qual estiver designado;
- Manter-se atualizado em relação aos regimes e à legislação referentes à sua área de atuação;
- Cumprir normas e regulamentos da unidade.