CREFONO 5
Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região - Brasília-DF e Goiânia-GO
O CRFa 5ª Região foi criado pela Lei nº 6965/81, com os objetivos de zelar pela dignidade e autonomia da profissão, fazer cumprir as normas da ética profissional, além de disciplinar, julgar, orientar e fiscalizar o exercício profissional.
Abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal. O CRFa 5ª Região tem sua sede na cidade de Goiânia-GO, por apresentar o maior número de fonoaudiólogos ativos da 5ª Região.
Atualmente em seu 7º Colegiado, eleito pelos fonoaudiólogos dos Estados que compõem a 5ª Região, cujo mandato da gestão teve seu início em 01 de abril de 2019 e o seu término será em 31 de março de 2022.
Os Conselhos de Fonoaudiologia são compostos por fonoaudiólogos devidamente habilitados ao exercício da profissão, os quais são eleitos através de eleição direta pela maioria dos votos dos demais fonoaudiólogos registrados no Conselho. Estes profissionais devem estar regularmente inscritos e em dia com suas obrigações perante o Conselho de sua respectiva jurisdição. Após eleitos, esses fonoaudiólogos passam a integrar o Colegiado do órgão, recebendo então a denominação de Conselheiro Efetivo ou de Conselheiro Suplente.
A cada 03 (três) anos, o Colegiado é renovado, ocasião em que são eleitos 20 (vinte) Conselheiros, sendo 10 (dez) Efetivos e 10(dez) Suplentes. O voto para renovação do Colegiado dos Conselhos é obrigatório e deve ser exercido por todos os fonoaudiólogos registrados, segundo o que determina o art. 8° da lei 6.965/81. O não exercício do voto acarreta multa ao profissional que deixar de fazê-lo. Qualquer fonoaudiólogo, por ocasião das eleições, pode se candidatar ao cargo de Conselheiro Efetivo ou Suplente, desde que satisfaça as condições previstas no Regimento Eleitoral que é elaborado pelo Conselho e que integre uma chapa, juntamente com outros fonoaudiólogos, para concorrer à eleição.
Referência:http://www.crefono5.org.br/
Cargos
Auxiliar Administrativo - Nível Médio
Nas Delegacias: Realizar atendimento telefônico, presencial e via email aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável quando necessário.
No Financeiro: Realizar conferência de textos, planilhas, tabelas e relatórios, verificando dados digitados, alterações, inclusões e exclusões de informações, para assegurar a exatidão dos serviços. Consultar e emitir documentos específicos, através de sistema eletrônico para atender às demandas dos profissionais como pesquisas, certidões, notificações, emissão de boletos etc.
Na Secretaria: Realizar atendimento telefônico, presencial e via email aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável quando necessário. Prestar informações sobre os procedimentos para inscrição e registro de Fonoaudiólogos e Pessoas Jurídicas, de acordo com as normas exigentes para tal.
Assistente Administrativo - Nível Superior
No Setor Financeiro: Realizar atendimento telefônico, presencial e via email aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável. Processar diariamente o arquivo do banco e atualizar o sistema do conselho verificando se está tudo dentro da conformidade, gerando os devidos relatórios para a montagem da pasta de Receita.
No Setor de Registros: Realizar atendimento telefônico, presencial e via email aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável.
Fonoaudiólogo Fiscal - Nível Superior
Fiscalizar, inspecionar e orientar as atividades de exercício profissional da área de Fonoaudiologia em toda a região de abrangência e jurisdição do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região. Fazer cumprir as determinações do Conselho federal e fiscalizar orientando os profissionais para o exercício da profissão. Elaborar cronograma de fiscalização mensal para fazer visitas in loco e apresentá-lo ao Presidente da COF para aprovação e deliberações. Orientar à população em geral sobre inscrição e registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região, legislação pertinente à área de Fonoaudiologia, abertura de clínica, Código de ética Profissional e, outras informações gerais relacionadas ao exercício da profissão de Fonoaudiólogo. Receber denúncias, verificar suas origens, analisar o conteúdo e tomar as medidas e providências necessárias para as investigações e pareceres pertinentes.