BASA
Banco da Amazônia S.A
O Banco da Amazônia nasceu em 9 de julho de 1942 com o nome de Banco de Crédito da Borracha. Sua missão era financiar os seringais da região, a fim de abastecer os países aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, é transformado em Banco de Crédito da Amazônia e passa a fomentar as atividades produtivas da indústria, do comércio e da agricultura da região amazônica, bem como o comércio e a industrialização da borracha em todo o território nacional.
O nome Banco da Amazônia S/A é atribuído em 1966, quando assume o papel de agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal.
A instituição fica conhecida pela sigla BASA e ganha uma logomarca em forma de cadeado, simbolizando segurança e tradição.
Em 2002, ao completar 60 anos, o Banco da Amazônia lança a marca atual, traduzindo o seu novo posicionamento competitivo. Além do fomento, reforça sua atuação como banco comercial, buscando a satisfação dos seus clientes.
A antiga sigla deixa de ser usada e o nome Banco da Amazônia é publicado somente por extenso, associado ao símbolo constituído pela letra “A” com o traço em forma de onda. O objetivo é enfatizar nos mercados nacional e internacional o nome “Amazônia” e o papel do Banco da Amazônia como principal agente financeiro do desenvolvimento sustentável da região.
Além da versão positiva em cores, ou seja, com o “A” verde e a onda amarela, a marca possui as versões negativa, sobre o verde padrão, e monocromática, tendo sua aplicação centralizada, horizontal ou vertical.
As assinaturas com o nome Banco da Amazônia são definidas pelo conjunto marca e texto, sempre grafados no alfabeto padrão, para obtenção de máxima unidade e homogeneidade visual.
A consolidação de sua marca no mercado permite que o Banco da Amazônia também seja identificado apenas pelo símbolo. O “A” maiúsculo simboliza solidez e dinamismo. O traço em forma de onda representa integração, crescimento e desenvolvimento. O verde simboliza a mata. O amarelo a riqueza da Amazônia.
Referência: https://www.bancoamazonia.com.br
Cursos e Apostilas
-
Técnico Bancário
Concurso anteriorApostila em PDF - 817 páginasNivel: Ensino MédioData da prova: 20/10/2024
Cargos
Técnico Bancário - Nível Médio
Executar atividades relacionadas ao serviço bancário, tais como: empréstimos, captação de recursos, atendimento ao público, redação de correspondências, lançamentos contábeis, conferência de documentos e de relatórios, controles estatísticos, participação em planos, em programas e em projetos e elaboração de estudos na respectiva área de atuação
Técnico Científico - Medicina do Trabalho - Nível Superior
Coordenar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); colaborar na prevenção de doenças em geral, com especial atenção àquelas relacionadas com as diversas atividades do trabalho; executar exames médicos periódicos, pré-admissionais e demissionais; analisar, registrar e encaminhar para tratamento os empregados acometidos por doenças ocupacionais e as vítimas de acidentes de trabalho; orientar na readaptação de empregados afastados, utilizando critérios médico-ocupacionais; coordenar processos de perícia médica em empregados do Banco, apresentando comprometimento funcional atribuído a problemas de saúde; vistoriar as dependências do Banco, aplicando os conhecimentos de ambiente de trabalho e de todos os seus componentes; determinar, quando necessário, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI); responsabilizar-se, tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas normas regulamentares da CLT; manter, permanentemente, relacionamento com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), apoiando-se em suas iniciativas prevencionistas; promover a realização de atividades de conscientização, de educação e de orientação de empregados para a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais; manter registro das atividades desenvolvidas à disposição da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho; participar de reuniões multiprofissionais e/ou de interequipes; realizar estudos sobre as causas de absenteísmo e propor medidas às áreas envolvidas; atendimentos a consultas de rotina e atendimentos de urgência e emergência.
Técnico Científico - Tecnologia da Informação - Nível Superior
Desempenhar atividades relacionadas ao ciclo de vida de desenvolvimento de projetos de sistemas: levantamento de requisitos, modelagem, especificação, análise, etc.; apoiar os usuários/gestores de negócio quando do registro da demanda à área de TI; gerenciar as manutenções corretivas e evolutivas nos sistemas em produção; desenvolver aplicativos em ambiente WEB (Java, Dot.net, e PHP); administrar, testar, homologar e documentar os sistemas de informação; desenvolver estudos de viabilidade técnica dos sistemas, prestar suporte técnico a incidentes (erros) em sistemas 2º e 3º níveis, extrair informações legais e gerenciais dos sistemas; criar relatórios automatizados;
avaliar e propor correções definitivas e/ou melhorias nos sistemas; e demandar e subsidiar a área de infraestrutura e produção nas implantações dos sistemas; analisar documentação de modelo de dados e especificações físicas dos bancos de dados; analisar e ajustar os níveis de fragmentação dos bancos de dados; configurar e disponibilizar o ambiente de bancos de dados; criar e gerenciar as permissões em banco de dados; instalar SGBD, seus componentes e outros aplicativos necessários; instalar, configurar e aplicar patches relacionados a banco de dados; monitorar as alterações em objetos de dados e nas estruturas de dados; monitorar eventos de segurança nos banco de dados; realizar backups, projeto lógico e físico de banco de dados, análise de desempenho de processamento envolvendo banco de dados; criar e administrar o modelo de dados corporativo; extrair informações (consultas) dos bancos/bases de dados para os gestores de negócio; verificar e zelar pela integridade do banco de dados ; e conceder e gerenciar as permissões de acesso.