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Concurso Seger ES: Edital aberto. Inicial de R$ 6,5 mil!

Concurso Seger ES: Edital aberto. Inicial de R$ 6,5 mil!
Por Ana Luisa Marques 14 nov 2022 - 4 min de leitura

Foi publicado o edital do concurso Seger ES com oferta de 2.000 vagas, sendo 200 vagas imediatas e 1.800 oportunidades em cadastro reserva para o cargo de Analista do Executivo, exigência de nível superior!

Para se inscrever é necessário acessar o site do Instituto Consulplan até o dia 13 de dezembro e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 68,00.

Concurso Seger ES: Vagas e salários

Em síntese, serão oferecidas 2.000 oportunidades, divididas da seguinte maneira:

Os aprovados serão remunerados com salários iniciais no valor de R$ 6.582,60 + R$ 300,00 referente ao auxílio alimentação.

Quais os requisitos para as carreiras do concurso Seger ES?

De acordo com o edital, são requisitos básicos:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, não sendo, inclusive, pessoa com deficiência incompatível com as atribuições da carreira, fato apurado pela perícia oficial do Poder Executivo;
  • Ser considerado apto no exame admissional a ser realizado pela perícia oficial do Poder Executivo;

Em contrapartida, como requisitos específicos são exigidos formação de nível superior na área escolhida e registro no respectivo conselho de classe, quando houver.

O que faz um Analista do Executivo?

São atribuições da carreira:

  • Planejar, coordenar e supervisionar atividades de sua competência e na área de atuação;
  • Analisar e elaborar relatórios, estudos, pesquisas, pareceres, bem como compilar informações relacionadas à sua área de atuação;
  • Pesquisar dados e proceder estudos comparativos, bem como manter banco de dados específicos atualizados, relativos ao setor de trabalho;
  • Analisar atos e fatos técnicos, apresentando soluções e alternativas;
  • Analisar, diagnosticar, acompanhar e avaliar programas, projetos e ações;
  • Manter atualizado material informativo de natureza técnica e administrativa, diretamente relacionado com as atividades desenvolvidas pelo setor onde desempenha suas atribuições;
  • Executar, acompanhar e avaliar o desempenho e a execução das políticas e diretrizes de seu setor;
  • Prestar assessoria técnica relativa a assuntos de sua área de atuação/formação;
  • Realizar estudos para elaboração de normas, procedimentos e especificações técnicas;
  • Analisar, acompanhar e dar suporte na elaboração do orçamento e sua execução físico-financeira de ações, projetos e programas sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver projetos, objetivando racionalizar e informatizar as rotinas e os procedimentos;
  • Desenvolver estudos visando à implantação e/ou ao aprimoramento dos processos;
  • Elaborar manuais, fluxogramas, organogramas e gráficos das informações dos processos de trabalho;
  • Auxiliar na análise de processos administrativos e na orientação de procedimentos de forma a resguardar a legalidade dos atos administrativos praticados, emitindo instrumentos técnicos no âmbito de sua área de atuação;

  • Assessorar e orientar no cumprimento da legislação vigente e na verificação do preenchimento dos requisitos legais nos atos e nos procedimentos administrativos;
  • Colaborar na elaboração de normas, instruções, resoluções e demais atos administrativos a serem expedidos, bem como assessorar na interpretação de textos e instrumentos legais;
  • Auxiliar na análise de legalidade de editais, minutas de contratos, convênios, acordos e ajustes celebrados, de acordo com as orientações, minutas padronizadas ou outros instrumentos disponibilizados pela Procuradoria Geral do Estado;
  • Elaborar estudos e pareceres técnicos para orientar a tomada de decisão em processos de planejamento ou organização nos assuntos de sua área de atuação;
  • Executar serviços de disseminação de informações, conforme o perfil de interesse público;
  • Realizar o controle físico/financeiro dos serviços contratados e executados por empresas especializadas;
  • Elaborar estudos de viabilidade e projetos;
  • Elaborar especificações técnicas de materiais e serviços e respectivas planilhas de quantidades e preços;
  • Acompanhar a aplicação e o atendimento às orientações e às condições de segurança e de qualidade técnica exigidas em sua área de atuação;
  • Dirigir veículos, desde que autorizado; e
  • Executar outras atribuições correlatas, de natureza técnica, compatíveis com o cargo e com sua área de atuação e formação.

Concurso Seger ES: Provas e etapas

Ademais, os candidatos serão avaliados através de três etapas:

  • Provas objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2023 nas cidades de Vitória/ES, Cachoeiro do Itapemirim/ES e Colatina/ES. 

Assim, a prova objetiva será composta de 70 questões de múltipla escolha, acerca dos seguintes conhecimentos:

  • Conhecimentos Gerais:
    • Língua Portuguesa
    • Raciocínio Lógico-Matemático
    • Noções de Direito Constitucional
    • Noções de Direito Administrativo
    • Ética e Legislação do Estado do Espírito Santo
    • Gestão Pública
  • Conhecimentos Específicos
    • varia de acordo com o cargo pretendido

Em contrapartida, a prova discursiva consistirá na elaboração de uma dissertação de 20 até 30 linhas sobre um tema do conteúdo programático.

Foto: site da Seger ES

Ficha Técnica

Inscrições: 9/11 até 13/12

Vagas: 2.000

Data da prova: 22 de janeiro 2022

Confira o edital: Baixar

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