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Concurso SEC BA 2022: Edital publicado para temporários. 2.115 vagas!

Concurso SEC BA: Divulgado o resultado preliminar da prova objetiva. Confira!
Por Ana Luisa Marques 16 nov 2022 - 7 min de leitura

Foi publicado o edital do concurso SEC BA com oferta de 2.115 vagas temporárias, exigência de nível médio e superior de formação. As inscrições estão abertas até o dia 4 de dezembro! Saiba mais!

Como se inscrever?

Para se inscrever é preciso acessar o portal do IBFC, banca organizadora até o dia 4 de dezembro e efetuar o pagamento da taxa de inscrição para que a candidatura seja homologada.

O valor irá variar de acordo com o cargo pretendido. Veja!

  • Mediador: R$ 70,00
  • Professor Educação Indígena: R$ 80,00
  • Professor Educação Básica e Profissional: R$ 100,00

Ao se inscrever, o candidato deverá optar somente por um Núcleo Territorial de Educação (NTE)/Município/Localidade que vai concorrer.

De acordo com o edital, não será admitida alteração da NTE após efetivação da inscrição.

Concurso SEC BA: Vagas e salários

Em síntese, serão oferecidas 2.115 oportunidades temporárias para as carreiras de Professor e Mediador, divididas em diversas especialidades. Confira a distribuição!

  • Professor da Educação
    • Básica (diversas especialidades): 1.119 vagas;
    • Profissional (diversas especialidades): 626 vagas;
    • Indígena: 55 vagas;

  • Mediador: 315 vagas.

Os aprovados serão contratados por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), pelo prazo de 36 meses.

No entanto, esse prazo poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Além disso, os aprovados serão remunerados com salários iniciais nos seguintes valores:

  • Professor da Educação Básica: R$ 2.525,22
  • Educação Profissional: R$ 2.525,22
  • Educação Indígena: R$ 1.538,99
  • Mediador: R$ 1.029,52

Concurso SEC BA: Quais os requisitos?

São requisitos básicos:

  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou ter nacionalidade portuguesa amparada pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
  • Ser eleitor e estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com os deveres do Serviço Militar obrigatório para os candidatos do sexo masculino;

Quais as atribuições das carreiras oferecidas?

De acordo com o edital, os aprovados terão as seguintes atribuições:

Mediador

  • Acessar o Diário ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para obtenção de orientações pedagógicas e materiais necessários para a orientação dos alunos durante a realização das atividades do Emitec;
  • Acompanhamento, orientação e motivação dos alunos durante a exibição das tele aulas e
  • realização das atividades avaliativas e projetos do Emitec;
  • Envio de questões lançadas pelos alunos, através do chat do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para que sejam respondidas pelos professores durante as aulas ao vivo;
  • Acompanhamento, orientação e motivação dos alunos durante a realização das atividades relacionadas aos sábados letivos;
  • Correção das atividades avaliativas realizadas pelos alunos, considerando os gabaritos e espelhos disponibilizados, no AVA, pelo Setor de Avaliação do EMITec;
  • Realização da reprodução de materiais norteadores para os alunos realizarem as atividades do Emitec;
  • Disponibilização no AVA das Planilhas de Notas por Unidade e MRC dentro dos prazos estabelecidos pela Coordenação do EMITec;
  • Acessar, diariamente, os fóruns no Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Manutenção da disciplina e organização da sala de aula;
  • Registro de frequência dos alunos em caderneta impressa a partir dos dados cadastrados no Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc); Contato com a Equipe Gestora do EMITec, através de e-mail para dirimir possíveis dúvidas de atividades relacionadas a esse setor;
  • Contato com o CEMIT/Escola de Vinculação/Coordenador Local para comunicar possíveis problemas relacionados com o funcionamento de equipamentos e sinal digital de TV, dificuldades na recepção das aulas tele transmitidas ou outros de competência desse setor.

Educação Básica

  • Participar da elaboração da Proposta Pedagógica e do Plano de Desenvolvimento do estabelecimento de ensino;
  • Elaborar e cumprir plano de trabalho e de aula, segundo a proposta pedagógica do
  • estabelecimento de ensino;
  • Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional dos alunos;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidades;
  • Atuar em projetos pedagógicos especiais, desenvolvidos e aprovados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia;

Professor da Educação Profissional

  • Atuar como docente nos cursos da educação profissional de nível médio;
  • Participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano de desenvolvimento do estabelecimento de ensino;
  • Elaborar e cumprir plano de trabalho e de aula, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
  • incentivar, orientar e estimular a participação dos estudantes na vida institucional da escola/curso e o mundo do trabalho no que se refere às práticas profissionais,
  • Planejar, orientar, supervisionar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades de estágio e o desempenho dos estagiários;
  • Oferecer ao estudante – estagiário subsídios teórico-práticos e bibliográficos de modo a favorecer a sua aprendizagem;
  • Realizar atividades para acompanhamento e orientação ao aluno-estagiário, com registro do seu
  • desempenho;
  • Criar e desenvolver estratégias de divulgação do curso, quanto às suas características e estrutura, junto à comunidade e aos alunos egressos do 9ª ano (ensino fundamental II);
  • Participar do Conselho de Classe, fornecendo subsídios à Coordenação Pedagógica para análise e tomada de decisões sobre a vida escolar dos estudantes;

Professor da Educação Indígena

  • Participar da elaboração de currículos e programas de ensino específicos para as escolas indígenas;
  • Colaborar na produção de material didático científico para as escolas indígenas;
  • Ministrar o ensino de forma bilíngue, ensinando a língua da etnia dos alunos como segunda língua na comunidade em que o português for utilizado como primeira língua;
  • Auxiliar na identificação dos processos históricos de perda linguística e sugerir ações, com vistas à preservação da língua da etnia dos alunos; colaborar na condução do processo de estabelecimento de sistema ortográfico da língua tradicional de sua comunidade;
  • Colaborar na realização de levantamentos étnico-científicos e sócio-geográficos do respectivo povo indígena;
  • Participar do planejamento e da execução das ações pedagógicas na unidade escolar indígena;
  • Acompanhar o processo de implantação das diretrizes da SEC, relativas à avaliação de aprendizagem e dos currículos, orientando e intervindo junto aos professores e a comunidade quando solicitado e/ou necessário;
  • Estimular, articular e participar da elaboração de projetos especiais junto à comunidade escolar indígena;
  • Colaborar com a elaboração de estudo levantamentos qualitativos e quantitativos indispensáveis ao desenvolvimento da escola indígena;
  • Elaborar, acompanhar e avaliar os planos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento da unidade escolar indígena, em relação a aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros, de pessoal e de recursos materiais;

Concurso SEC BA: Provas e etapas

Os inscritos serão avaliados mediante a aplicação de duas etapas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova de títulos, de caráter classificatório (somente para o cargo de Professor da Educação Profissional).

Assim, as provas objetivas serão aplicadas no dia 22 de janeiro de 2023 e acontecerão em diversos municípios do Estado da Bahia.

Serão compostas de 50 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma única reposta correta em cada questão. Veja a distribuição!

  • Educação Básica
    • Conhecimentos gerais: 20 questões
    • Conhecimentos específicos: 30 questões

  • Professor Educação Profissional
    • Conhecimentos básicos: 25 questões
    • Conhecimentos específicos: 25 questões

  • Professor Educação Indígena
    • Conhecimentos gerais: 20 questões
    • Conhecimentos específicos: 30 questões

  • Mediador
    • Conhecimentos gerais: 30 questões
    • Conhecimentos específicos: 20 questões

Se você se interessa pela aprovação nesse concurso, não perca tempo! Adquira nossos materiais e inicie agora mesmo sua preparação!

Confira: Profesor de Educação Básica Temporário – Língua Portuguesa

Confira: Professor de Educação Básica Temporário – Língua Inglesa

Confira: Professor de Educação Básica Temporário – História

Ficha Técnica

Inscrições: 14/11 até 4/12

Vagas: 2.115

Data da prova: 22/1/2023

Confira os editais: Mediador | Professor

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