Atualize-se nas matérias trabalhistas conhecendo as inovações sobre a Terceirização, com a aprovação da Lei 13.429/2017.

Enfim foi aprovada a Lei 13.429/2017 que regulamenta a terceirização.
Muita polêmica vem sendo trazida com essas mudanças, mas lhe faço a seguinte pergunta….Será que de fato é desesperadora essa alteração?
Você sabe o que é terceirização?
Fonte: https://osgestores.wordpress.com
Usando uma linguagem bem simples, a terceirização é quando uma empresa contrata outra empresa para realização de uma atividade, tendo em vista que a primeira não possui funcionários suficientes para a realização dessas atividades.
Por que temos uma polêmica?
O grande ponto desse debate está no fato de não ser mais terceirizada apenas a atividade-meio, hoje pode ser terceirizada, qualquer tipo de atividade, tanto a meio quanto á atividade-fim.
Veja o que o inciso III da Súmula 331 do TST, traz sobre atividade-meio e atividade-fim:
O TST tinha editado a Súmula 331 do TST:
Eram exemplos de atividade-meio: limpeza, refeição, serviço médico, servido de portaria, são consideradas atividades meio.
Hoje, não há mais essa diferenciação para o caso da terceirização, de modo que um restaurante pode terceirizar o serviço do telefonista, garçom, recepcionista.
Quais os reflexos dessas mudanças
Os que são contra…
Podemos citar como exemplo dos que são contra a terceirização a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A CUT afirma que irá desestruturar o mercado de trabalho, piorando assim a condição dos trabalhadores, permitindo que qualquer empresa possa terceirizar todo seu quadro de funcionários.
A CUT entende que a empresa não vai ficar responsável sobre os terceirizados para gastar menos.
Os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que os salários dos terceirizados são, em média, 25% mais barato do que os trabalhadores contratados diretamente. A carga horária semanal é de três horas a mais e o número de acidentes de trabalho é maior em relação aos funcionários diretos.
Os que são a favor….
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende que liberar a terceirização para todas as atividades deve reduzir custos operacionais e baixar o preço final dos produtos para o consumidor.
Alexandre Furlan, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI entende que a mudança não deve gerar piores condições de trabalho porque empresas terceirizadas que cometam irregularidades contra os trabalhadores serão punidas.
E quem vai ficar responsável pelos direitos do trabalhador?
https://carolinsk.jusbrasil.com.br
A nova lei da terceirização manteve o que a Súmula do TST trazia, a empresa que contrata os serviços terceirizados tem responsabilidade subsidiária em relação às obrigações trabalhistas da prestadora de serviços. Ou seja, primeiramente a responsabilidade é da empresa que presta o serviço, e depois da tomadora que contratou essa empresa.
Imagine um motoboy de um restaurante. O restaurante contrata a empresa de motoboys para fazer a entrega dos alimentos.
A empresa que oferece os motoboys para de pagá-los e estes entram na justiça e ganham a ação.
A Justiça primeiramente vai usar os bens da empresa que fornece os motoboys, se estes não forem suficientes, os bens do restaurante também serão acionados.
Fenômeno da “Quarteirização”
Será permitido à empresa de terceirização subcontratar outras empresas para realizar serviços de contratação, remuneração e direção do trabalho a ser realizado por seus trabalhadores nas dependências da contratante. Esse artifício é apelidado de “quarteirização”.
Como fica o prazo dos contratos dos Trabalhadores Temporários?
Com relação ao prazo de duração do contrato de trabalho temporário, eles não poderão ultrapassar o prazo de 180 dias, consecutivos ou não, podendo ser prorrogados por até 90 dias, consecutivos ou não, quando ficar comprovada a manutenção das condições que lhe deram causa.
O contrato de trabalho temporário, com relação ao mesmo empregador, não poderá exceder ao prazo de cento e oitenta dias, consecutivos ou não.
Empresa de trabalho temporário x Empresa Tomadora
A empresa de trabalho temporário é a pessoa jurídica, que estiver devidamente registrada no Ministério do Trabalho, responsável pela colocação de trabalhadores à disposição de outras empresas temporariamente.
A empresa tomadora de serviços é a pessoa jurídica ou entidade a ela equipara que celebra contrato de prestação de trabalho temporário com a empresa de trabalho temporário.
Não esquecer…
O contrato celebrado pela empresa de trabalho temporário e a tomadora de serviços será por escrito.
E você? O que achou?
Aposto que tem uma opinião sobre esse tema que tem causado tanta polêmica.
Deixe aqui seus comentários e até a próxima.
Para complementar seus estudos, assista esse vídeo e entenda um pouco mais sobre essa polêmica…
Referência:
https://economia.uol.com.br/

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.


